Introdução


O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento. Sua força já é usada a muito tempo, pelos barcos a vela e moinhos. Mas a algum tempo foi descoberto uma maneira de transformar essa força em energia elétrica. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa. Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provém deste tipo de fonte. Porém, o potencial para exploração é grande. Atualmente, a capacidade eólica mundial é de 238,4 GW. São  utilizados cata-ventos que na verdade são turbinas,chamadas aerogeradores.

Bibliografia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica http://pt.wikipedia.org/wiki/Moinho http://www.linkatual.com/energia-eolica.html

Como funciona a energia eólica?





Usinas eólicas são espaços em que estão espalhados vários aerogeradores com o intuito de transformar energia eólica em elétrica.Os aerogeradores em sua maior parte tem 3 hélices pois dão mais estabilidade e geram energia com maior facilidade.Essas hélices são movidas pela força do vento e ligadas a um gerador que converte a força mecânica em energia elétrica.                   




     

Principais produtores



Atualmente a China é o maior produtor de energia eólica. Essa fonte se transformou em um dos componentes-chave para o crescimento da economia do país. A grande massa de terra e o longo litoral fazem da China um país promissor para a produção de energia eólica. Há 80 estações de energia eólica operando na China. A primeira turbina de vento permanente de levitação magnética, que permite a produção de eletricidade mesmo com ventos a baixas velocidades, foi apresentada por inventores chineses na Exposição de Energias Eólicas da Ásia em 2006.



Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_eolica.htm

Energia Eólica: Brasil

O Brasil ainda produz pouca energia eólica tendo em vista seu vasto território com potencial. Ele produz cerca de 1.200 megawatts, correspondendo a apenas 0,6% de participação no sistema elétrico nacional.
 

O governo federal contratou 140 novos empreendimentos que deverão estar em operação até o final de 2013. Com estes novos parques eólicos, passaremos a produzir cerca de 5 mil megawatts, passando para 4,2% de participação no sistema elétrico nacional.

   Principais Parques Eólicos no Brasil:
  • Complexo Eólico Alto Sertão I - localizado no semiárido baiano, é o maior parque gerador de energia eólica do Brasil e também da América Latina. As 184 torres geram 294 megawatts de energia (cerca de 30% de toda energia eólica gerada no Brasil). Inaugurado em junho de 2012, o complexo pertence a empresa Renova Energia e teve investimento de 1,2 bilhão de reais.
  • Parque Eólico de Osório: instalado no munício gaúcho de Osório, éo segundo maior centro de geração de energia eólica no Brasil (em 2011). Possui a capacidade instalada de 150 megawatts.
  • Usina de Energia Eólica de Praia Formosa: instalada na cidade de Camocim (Ceará). Possui a capacidade instalada de 104 megawatts.



Energia Eólica: Vantagens e Desvantagens

     
    Vantagens:
  • Fonte de energia inesgotável 
  • Pouca manutenção
  • Com a tendência de redução nos custo de produção de energia eólica, e com o aumento da escala de produção, deve se tornar uma das fontes de energia mais barata.
  • Retorno de investimento rápido, em seis meses os gastos são recuperados
  • Requer pouco espaço geográfico para implantação de um parque de energia eólica.
   Desvantagens:


  • Poluição sonora, os aerogeradores causam ruídos quando o vento bate na pá.
  • A geração dessa energia é totalmente dependente dos ventos, e isso causa uma grande desvantagem pois apesar do estudo feito para instalação, os ventos são muito irregulares variando muito a produção de energia



Bibliografia: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov%C3%A1vel_no_Brasil#Energia_e.C3.B3lica http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica

Conclusão

A energia eólica se encaixa perfeitamente na demanda atual pois é limpa, renovável e não causa grandes efeitos para o meio ambiente. Por isso deve haver investimentos dos países,muitos, como Brasil, tem grande potencial e não o utilizam e acabam investindo em fontes não tão ecologicamente corretas que agridem o meio ambiente. 
Apesar disso a energia eólica não é garantida pois é dependente da velocidade dos ventos que podem cessar a qualquer instante causando uma instabilidade na média de energia produzida. Portanto ela deve ser uma das opções de matriz energética utilizadas por  países preocupados com o meio ambiente, complementando as matrizes já utilizadas, como nos meses de chuva em que o rendimento das hidrelétricas é menor, mas por outro  lado a uma maior quantidade de ventos.



Objetivo

Esse Blog foi criado a pedido do prof. Eduardo Damas aos alunos do 3º ano do CAp-FUNEMAC. Cada grupo recebeu um tipo de fonte de energia diferente e o trabalho deveria ser entregue em forma de Blog. O nosso grupo recebeu a energia eólica, nesse Blog abordararemos: como funciona essa fonte de energia, os maiores produtores, países com maior potencial energético, as vantagens e desvantagens econômicas e ambientais e a posição do Brasil na produção dessa fonte de energia.

Like us on Facebook
Follow us on Twitter
Recommend us on Google Plus
Subscribe me on RSS